5 itens indispensáveis para quem ama cozinhar |

Nada melhor que uma comida caseira para reunir a família, receber os amigos ou se aventurar em uma nova receita. Claro que, se você está começando agora e está montando sua cozinha, vai precisar de uma ajuda extra para iniciar sua jornada e algumas dicas para montar sua cozinha ideal.

Se você também ama cozinhar sabe que alguns itens são indispensáveis para ter uma cozinha funcional e preparar suas receitas com perfeição. Pensando nisso, separamos 5 itens básicos que você precisa ter para facilitar seu dia a dia:

  1. Jogo de utensílios

Esse é essencial! Há muitos modelos de conjunto de utensílios no mercado, de todas as formas, materiais e preços. O kit mais básico vem com espátula, concha, colher e escumadeira, sugerimos que você procure por um kit que tenha também, ao menos, uma faca e tesoura.

Quanto ao material é importante comprar de acordo com suas panelas, por exemplo: se você gosta de panelas de barro o ideal é usar colher de pau e utensílios em madeira para facilitar o manuseio.

No geral, indicamos que opte pelas de silicone pois é um material resistente, fácil de lavar e pode ser usado em praticamente qualquer material dos equipamentos de cozinha.

  1. Conjunto de panelas

Temos vários tipos de panelas que têm funções diferentes e vão te ajudar com uma preparação diferente. Então, sugerimos que busque por um conjunto básico de panelas de conte com: uma caçarola, uma panela comum e uma frigideira.

Caso prefira comprar separadamente considere: 

  • caçarola – para preparo trivial, arroz, feijão, sopas, cozidos;
  • panela wok – para preparo de massas e pelo formato serve também como frigideira;
  • panela de pressão – para facilitar o cozimento de alimentos mais resistentes;

Pensando em material, os mais comuns e ideias para uma cozinha prática são: cerâmica, inox, teflon (antiaderente) e de alumínio.

As panelas de teflon e alumínio têm valores mais em conta, mas se puder fazer um investimento um pouco mais alto aposte em panelas de inox ou cerâmica pois são consideradas mais resistentes e com designs modernos, vão trazer um charme a mais para sua cozinha.

Lembre-se de seguir corretamente as recomendações de uso e limpeza da sua panela conforme instruções do fabricante para garantir a durabilidade do seu item.

  1. Tábua de corte

A tábua vai te ajudar no corte preciso dos alimentos com segurança!

Você vai encontrar em todo tipo de material e até conjuntos de tábuas de acordo com o uso, há muitas indicações para usar uma cor de tábua para cada tipo de alimento mas acreditamos que uma boa tábua de madeira seja o ideal para suas atividades.

Modelos de vidro e mármore são interessantes se você faz muitos preparos diferentes ou até precisa de uma superfície para amassar pão. Então, o ideal aqui é pensar qual o principal uso da sua tábua.

É importante lembrar que tábuas de plástico e madeira precisam ser trocadas depois de algum tempo, pois as ranhuras que aparecem com tempo de uso podem armazenar bactérias.

  1. Medidor

Em todas as receitas, desde arroz a um bolo confeitado, você vai precisar de um medidor para colocar a quantidade exata dos ingredientes e fazer a receita perfeita!

Os materiais usados na fabricação desses utensílios também são variados, porém não é fator decisivo nesse caso, você pode escolher o que combina mais com você e os demais itens da cozinha.

Busque por um conjunto de colheres medidoras com fácil visualização das medidas, de uso doméstico e com um gancho que as deixe unidas, facilitando o uso e o armazenamento.

Investindo nesse item você pode até dispensar o uso da balança, além de ser mais em conta.

  1. Tigela ou Bowl

Tigela e Bowl são produtos bem semelhantes, a diferença é que o bowl é um pouco menor, de uso mais profissional, ideal para servir molhos, saladas e até bater um bolo.

Já as tigelas são produtos mais em conta, você encontra em diversos materiais, tamanhos e preços, inclusive com tampas que facilitam na hora de armazenar um alimento ou servi-lo no próprio recipiente.

Não é necessário comprar um kit completo, você pode comprar aos poucos e de acordo com sua necessidade. O modelo vai depender do seu gosto pessoal e decoração da sua cozinha, é um utensílio extremamente versátil.

Essa foi a seleção dos 5 itens indispensáveis para melhor se organizar na hora de fazer seus quitutes e com o tempo você vai descobrindo outros acessórios queridinhos que podem não ser essenciais mas terão um espaço especial no seu coração e na sua cozinha.

Quer conhecer outras formas de incrementar sua cozinha? Então, acesse A Melhor Escolha e divirta-se!

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido !!