Casa dos Arcos – Santa Felicidade

A Casa dos Arcos foi uma das primeiras casas construídas em Santa Felicidade, o bairro italiano de Curitiba. Obra do italiano Marcos Mocelin, hoje a casa é sede do Restaurante Casa dos Arcos e está tombada pelo Patrimônio Histórico da cidade, sendo a única no bairro com arcada frontal no térreo.

Todos os domingos a conhecida estrada da gastronomia que leva a Santa Felicidade e aos seus incontáveis restaurantes fica fervilhando de automóveis que conduzem famílias curitibanas que se dão ao pequeno luxo de “almoçar fora”. Já é uma tradição.

Tradição, entretanto que não extrapola o tempo contido em três décadas. No início, lá por 1960, eram ainda poucos os que iam até lá degustar um frango a passarinho com polenta frita sempre molhado com goles de um “vinhote” da própria colônia. Hoje o fluxo de comensais leais e turistas transformou o ambiente, é uma cidade dentro de Curitiba.

Faz mais de 20 anos que me mudei para a região de Santa Felicidade, aqui em Curitiba. Morar aqui faz bem para alma e para o estômago. A quantidade de opções gastronômicas do bairro é gigantesca, além de seu um dos lugares mais agradáveis da cidade. Desde que cheguei, um dos pedidos que mais fiz por aqui foi o Frango a Passarinho da Casa dos Arcos. Pedir uma porção para degustar nos domingos a noite virou quase um ritual. Confesso também que a Lasanha a Bolonhesa deles é genial, fartamente recheada, acompanhando a fartura de quase tudo em Santa Felicidade.

Para que houvesse esse progresso foi necessário que uma série de acontecimentos se desencadeassem a principiar pelo asfaltamento da antiga estrada de Santa Felicidade, em 1954, hoje a Avenida Manoel Ribas. Outro fator que ajudou a carregar e acostumar o curitibano a freqüentar aquelas bandas foi a existência da cascatinha do Rio Uvú onde, desde o século passado, se faziam piqueniques em tempo de verão. Ali foi um dos primeiros pontos em que se instalou um bar de banhistas, que se serviam de cervejas, gasosas e sanduíches.

A estrada de Santa Felicidade era o início da chamada Estrada do Cerne, que ligava a capital com o Norte velho. Os primeiros carregamentos de café em parte passavam por ali. Dizemos em parte porque muitos caminhões preferiam desviar por Campo Largo, quando chegavam a Bateias. Esse movimento de viajantes já dava para que alguns botecos começassem a sofisticar o seu atendimento.

Durante este tempo todo sempre tive vontade de almoçar na varanda da Casa dos Arcos, sempre achei que seria uma experiência boa demais. Não sei porque razão demorei para tornar esta vontade real, mas em um dia destes, não tão bonito, não deixei passar e fui até lá sentir a sensação.

Mesmo com o tempo um pouco frio, bem próprio de Curitiba, almoçar debaixo dos arcos de uma das casas mais antigas de Santa Felicidade é um dos programas imperdíveis neste bairro tão querido. Como era um dia de semana, normalmente mais corrido, e como estamos ainda sob efeito desta terrível pandemia, pedimos os pratos feitos da casa, no caso Filé Argentino e Frango grelhado. Todos acompanhados de salada, arroz, feijão e, como não poderia faltar em um bairro italiano, macarrão ao sugo.

Você pode optar por outros pratos do extenso cardápio da Casa dos Arcos, inclusive o Frango a Passarinho e a Lasanha. É um passeio maravilhoso para turistas e moradores de Curitiba. A comida é aquela de nona, caseira, farta e deliciosa.

Claro que se você quiser almoçar no interior da Casa dos Arcos, também terá uma agradável experiência. A casa ainda possui todo o ar de colônia e de cantina.

A Casa dos Arcos é um lugar que mostra bem o que é a gastronomia de Santa Felicidade. Porções fartas, comid preparada sem pressa e simpatia são marcas típicas do bairro. É um lugar que eu recomendo demais.

CASA DOS ARCOS

Av. Manoel Ribas, 5999 – Santa Felicidade, Curitiba – PR, 82020-000

Telefone: (41) 3273-1936

Fonte do texto em itálico: Site da Casa dos Arcos (onde você também encontra o cardápio completo e mais informações)

Muito Obrigato PO Votar

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido !!