Segredos do Torresmo |

Por mais simples que seja qualquer receita, sempre tem um segredinho escondido por trás. Não seria diferente com um dos petiscos mais apreciados pelos brasileiros, o torresmo. Quem resiste a ele quando bem preparado, sequinho, crocante e suculento por dentro?

Como qualquer receita, o sucesso começa na compra dos ingredientes. No caso de torresmo, usamos a panceta ou a barriga suína. Enquanto a primeira oferece mais carne, a barriga possui uma camada maior de gordura. Tudo é uma questão de gosto. Eu utilizo a barriga. O modo de preparo difere em muito de pessoa para pessoa, incluindo os chefs. Alguns cozinham a carne antes, outros preparam uma marinada salgada. Alguns preparam em panela de pressão e outros em caçarolas. Tem quem frite em óleo e tem quem frite com a própria gordura. Quando eu preparo. corto a carne em pedaços pequenos e levo para ferver por 10 minutos. Deixo escorrer bem e seco os pedaços com papei toalha. Depois disto, levo para a geladeira por um mínimo de 2 horas. Aqueço uma caçarola funda em fogo médio e coloco uma colher de banha de porco. Tempero os pedaços com sal e pimenta-do-reino moída na hora e coloco na panela. Enquanto a gordura derrete, vou mexendo com frequência. Quando os pedaços estiverem bem envoltos com sua gordura, abaixo o fogo e deixo que o calor faça o resto, mexendo ocasionalmente. Quando estiverem dourados, retiro e deixo escorrer em uma peneira para depois deixar que sequem mais um pouco em papel toalha. Sirvo com limão.

Cada um tem seu modo de preparo e são muitos. Se você tem o seu, divida com nossos leitores nos comentários. O importante é compartilhar o torresmo com bons amigos e cerveja, claro.

5/5 - (1 vote)

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido !!