Almeirão Roxo – PANC Poderosa |

Volta e meia meu vizinho japonês me presenteia com ingredientes não tão usuais, especialmente PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). A última surpresa foi um maço de Almeirão Roxo, colhido aqui perto de casa.

O Almeirão Roxo é uma planta nativa originária da Europa e Ásia. Assim como aqui, é considerada uma erva daninha, sendo menosprezada por quem não conhece seu sabor e propriedades. Suas folhas são longas e o sabor é menos amargo do que o almeirão que estamos acostumados. Também é conhecido como almeirão de árvore, almeirão selvagem, almeirão silvestre, almeirão japonês, almeirão de raiz, radite ou radiche.

Com vitaminas A, do complexo B e C, fibras, minerais como potássio, sódio, fósforo, cálcio, silício e cloro, substâncias como arginina, colina, entre outras nas folhas e inulina, lactucina, cicorina, lactucopicrina na raíz alongada e de sabor amargo, usada como remédio caseiro e para substituir o café na Europa quando torrada e moída. (Fonte: Site Essas e Outras). Com tudo isto, o Almeirão Roxo pode ser considerado uma super PANC.

Esta planta pode ser consumida crua em saladas, refogados, recheios, compondo uma sopa, etc. Por aqui ela virou um Tempurá Kakiage. Logo a receita estará nas páginas do OBA Gastronomia.

Muito Obrigato PO Votar

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido !!