Chutney de Tamarillo – Tamarillo Chutney |

A temporada de tamarillo aqui casa chegou ao fim. Tamarillo, tomate japonês ou tomate de árvore aqui já virou salada, licor, geleia e caipirinha. Estava faltando um chutney.

Chutney (termo de origem anglicizada, usado com alguma frequência por portugueses, brasileiros e moçambicanos), chetnim (termo indo-português oriundo de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia, por vezes também usado nos demais países de língua portuguesa), chatni (transliteração Hindi) ou catni (transliteração arcaica) é um condimento de paladar agridoce, picante (forte ou suave), ou ainda uma mistura dos dois, originário da Índia.

Ingredientes comuns a grande parte dos chutneys ou chetnins são a pimenta, os frutos e vegetais, ou ainda uma mistura dos mesmos. O tempero utilizado na preparação inclui quase invariavelmente açúcar mascavo, sal, alho, cebola, mel, vinagre, gengibre e canela. As especiarias vulgarmente utilizadas são o coentro, o cominho, a assa-fétida e o feno-grego.

Muitos dos chutneys ou chetnins vegetais não são cozinhados, ao contrário dos de fruta. No seu país de origem, a Índia, o chutney é confeccionado na altura de ser consumido, com ingredientes locais e disponíveis, escolhendo, para a preparação, os que se adequam a conferir sensações fortes ao paladar.

Em países de clima temperado, os chutneys são elaborados com ingredientes locais tais como a maçã, pera ou o tomate. Nesses países, o chutney é confeccionado e vendido sob a forma de conserva. Para este propósito, são utilizados, para efeitos de conserva, óleo vegetal, vinagre ou sumo de limão. (Wikipedia)

CHUTNEY DE TAMARILLO – TAMARILLO CHUTNEY

Ingredientes

Tamarillo – 1 Kg

Cebola roxa picada – 1 unidade

Alho picado – 1 dente

Canela em pau – 1 rama pequena

Açúcar mascavo – 1 xícara

Vinagre de maçã – 1/3 de xícara

Uva passa – 1/2 xícara

Gengibre ralado – 1 colher (sopa)

Mel – 1 colher (sopa)

Sal – À gosto

Preparo

Retire as cascas dos tamarillos usando um descascador de legumes ou uma faca pequena afiada e corte em pedaços. Junte todos os ingredientes em uma panela funda e cozinhe em fogo alto por 25 minutos contados depois da fervura, mexendo ocasionalmente.

Após este tampo, abaixe o fogo para médio e deixe por mais 20 minutos. Não deixe secar. Durante este tempo aperte os pedaços de tamarillo com uma colher. Apague o fogo, deixe esfriar um pouco e coloque em 1 pote de vidro esterilizado. Mantenha em geladeira por até 3 semanas. Use para acompanhar carnes assadas, sanduíches, torradas ou queijos.

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido !!