Os frutos do ora-pro-nóbis |

Uma das PANCs (plantas alimentícias não convencionais) mais queridinhas do Brasil é o ora-pro-nobis. Largamente utilizada na culinária de Minas Gerais, ela está aparecendo com mais frequência nas mesas e quintais do sul do Brasil.

Pereskia aculeata, popularmente conhecida como ora-pro-nóbis (do latimora pro nobis: ‘ora por nós’), orabrobólobrobó ou lobrobô, é uma cactácea trepadeira folhosa. É uma planta bastante rara, rústica, perene, desenvolvendo-se bem em vários tipos de solo, tanto à sombra como ao sol. Muito usada em cercas vivas, mas suas folhas e frutos, que são bagas amarelas e redondas, também servem como alimento. A planta é também empregada para a produção de mel.

É originária do continente americano, onde tem ampla distribuição – desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina, passando pelas ilhas do Caribe. Planta perene, rústica e resistente à seca, é a única espécie do gênero Pereskia que tem hábito de liana. No Brasil, ocorre em florestas perenifólias, nos estados de Maranhão, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. (Wikipedia)

Possuo um pé de ora-pro-nóbis aqui em casa. Um pé gigantesco que já nos forneceu suas flores e agora está ofertando seus frutos. Ainda estão começando a amarelar, mas alguns já estão no ponto para o consumo. Estes frutos tem um sabor ácido delicioso e são ricos em vitaminas A e C. São usados para o preparo de sucos, geleias e licores. Não tenho dúvida que aqui em casa usaremos também para o preparo de caipirinhas. Assim que prepararmos, estará aqui no OBA Gastronomia.

Muito Obrigato PO Votar

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido !!
Rolar para cima