Grão Coletivo reúne cadeia produtiva do café especial
Antes de mais nada, queria dizer que: Eu acredito no coletivo! E por isso acredito no Grão Coletivo.
Enfim, se tem uma coisa boa que vai ficar dessa triste pandemia, é o entendimento que #juntossomosmaisfortes não é apenas uma # frase de efeito, mas sim uma nova realidade.
Cada um de nós depende do outro, sim! Cada empresa depende da outra, sim! Somos únicos, mas sozinhos não somos nada!
Tudo que fazemos impacta outras vidas, impacta um planeta. Portanto, é o espírito colaborativo e o respeito a natureza, que possibilitarão um mundo melhor pós-coronavírus.
Você sabe qual o principal ingrediente do café especial? Pessoas!
Então, vamos entender melhor como todas essas pessoas se juntaram no Grão Coletivo, na certeza que o todo é sempre maior que a soma de cada uma das partes.
Antes de mais nada, pessoas e muito amor (Onnie Coffee)
Grão Coletivo
O projeto começou com um grupo de profissionais do café especial discutindo, primeiramente, ações de contingência para a crise ocasionada pela pandemia do coronavírus.
A partir de então, várias ideias foram formatadas e colocadas em prática. Questões jurídicas, financeiras, contábeis, de comunicação, administrativas, etc. Soluções mútuas que puderam ser compartilhadas, garantindo a sobrevivência de micros e pequenas empresas.
Aquele grupo inicial foi ganhando corpo. Surgiu então, a plataforma Grão Coletivo, no intuito de concentrar esforços e unificar o setor.
Certamente essas dicas para o preparo do coado da Isso é Café serão aproveitadas em casa.
Hoje, um grupo composto por mais de 250 empresários de todo o Brasil, que trabalham com café especial em diferentes segmentos.
Há desde empreendedores de nanocafeterias a proprietários de redes, franquias, microtorrefações, um time de baristas, especialistas no serviço de café, e ainda os pesquisadores e produtores de eventos com café.
Segundo live que fiz no meu Instagram com Diego Gonzales (proprietário do Sofá Café), um dos idealizadores do projeto ao lado de Giuliana Bastos (especialista em café e criadora do evento São Paulo Coffee Fest), novas solicitações para a entrada no grupo não param de chegar e eles estão se organizando para crescer de forma consistente. Já existe, inclusive, divisão da equipe em vários “departamentos”: comunicação, financeiro, jurídico, etc, para melhor atender às demandas.
Afinal, quer café? (Ovelha Negra Cafés)
Grão Coletivo – Objetivo
Claro que, em primeiro lugar, a reunião do grupo tinha por objetivo a troca mútua de informações e busca de medidas que pudessem amenizar a situação financeira provocada pela questão de saúde pública, que demandou o fechamento dos estabelecimentos, pela necessidade de isolamento social para estancar a propagação do Coronavírus.
A partir de então, o objetivo principal do Grão Coletivo tornou-se promover o consumo do café especial, principalmente em casa, já que mesmo depois do fim do isolamento, a expectativa é que as cafeterias não voltem, ao menos por enquanto, a abrigar muitas pessoas em seus espaços físicos.
Por exemplo, é assim que chega em casa o kit da Cafeína Records
#bebacafé é uma campanha do Grão Coletivo que visa dessa forma incentivar a compra via delivery, quer seja de cafés em grãos ou moídos e também de utensílios e acessórios para o preparo em casa; bem como dos próprios cafés extraídos na hora e embalados pra viagem, acompanhados de um pão de queijo, bolo ou quaisquer outros complementos, que possam enriquecer a experiência dos clientes em suas próprias casas e aumentar a rentabilidade das cafeterias. Lembrando que essas vendas impactam positivamente em toda a cadeia produtiva.
Assim também, à frente dessa campanha de consumo está o time de baristas, profissionais mais impactados com o fechamento das cafeterias. Eles trazem dicas para os apreciadores prepararem com cuidado e técnica um reconfortante café em casa.
Dessa forma ensinarão em lives nas redes sociais do projeto: como armazenar e preservar o produto, preparar e higienizar os utensílios, bem como, as melhores receitas para variar o ritual do café em casa.
Enfim, outro ponto importante dentro do site, visa destacar iniciativas solidárias que os participantes estão tomando frente a pandemia.
Por certo queremos esse cookie do KOF acompanhado de café.
Cafeterias e Profissionais do Grão Coletivo
São Paulo e Grande São Paulo
Obs: Todos os perfis estão com link
Bem como, o pão de queijo do Clemente Café
E, igualmente, a cesta especial do O Cabral Café
Enfim “cafeine-se” ! (SM Cafés)
São José do Rio Preto – SP
Curitiba
Recife
Rio de Janeiro
Cafés de pequenos produtores no Lucca Cafés Especiais
https://platform.instagram.com/en_US/embeds.js