Farofa de Taioba e Alho |

Com o pé de taioba aqui de casa crescendo sem parar, é hora de preparar receitas com esta PANC fantástica.

Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott, vulgarmente conhecida por orelha-de-elefante (quando usada como planta ornamental), macabomangarámangará-mirimmangaretomangaritotaiobataiovataiá ou yautia, é uma espécie da família das Araceae, originária da América Central e hoje largamente cultivada nas regiões tropicais e subtropicais. Produz cormos ricos em amidos, muito utilizados na alimentação humana e animal. 

A taioba é muita apreciada na cozinha típica de Goiás. As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam.

Em sua composição, encontramos cálcio, fósforo, ferro, proteínas e uma grande quantidade de vitaminas: vitamina A, vitaminas B1, B2 e C. Tanto o talo quanto as folhas apresentam os mesmos elementos, apenas em proporções diferentes. Nas folhas, encontramos mais ferro e mais vitamina A. O valor energético para cada 100 gramas de talo é de 24 calorias, enquanto que, nas folhas, temos 31 calorias para os mesmos 100 gramas. (Fonte: Wikipedia)

Farofa de Taioba e Alho

Ingredientes

2 folhas de taioba

2 dentes de alho

3 colheres (sopa) de manteiga

2 xícaras de farinha de mandioca biju

Sal à gosto

Preparo

Pique bem os dentes de alho. Retire o talo duro das folhas de taioba e corte em tiras finíssimas. Aqueça uma frigideira funda e coloque a manteiga. Adicione o alho e refogue por 30 segundos. Junte a taioba e refogue por mais 30 segundos. Acrescente a farinha e deixe que cozinhe até que toste ligeiramente, mexendo sem parar. Deve ficar crocante, mas ainda úmida. Tempere com o sal e está pronta.

Muito Obrigato PO Votar

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido !!